segunda-feira, julho 14, 2008

Allgarve de Portugall...

Tenho andado afastado do cinema…
Os últimos ciclos do Cineclube não me têm suscitado particular interesse e os filmes que anseio ver ainda não chegaram ao Allgarve. Chegarão? Duvido…

Na próxima ida a Lisboa trato disso;)

Os milhões que são investidos no badalado Allgarve à beira mar plantado, que só dá a cara no Verão, não resolvem as lacunas culturais durante o resto do ano, nem tão pouco aquele vazio que ganhou raízes no comodismo dos Autarcas e no pessimismo de quem não valoriza a matéria humana da região…

Por um lado ouvimos, há muito tempo, que o Algarve tem que ter um crescimento sustentável, tem que aprender a sub existir todo o ano e a não depender só do sol, mar e praia...

Mas por outro lado são injectados milhões em espectáculos de Verão nas 4 semanas em que a região nem consegue respirar de tanta gente que a consome!

Complicado perceber, parece-me…

Há quem diga que faz sentido porque disponibilizando espectáculos de alta qualidade à habitual “clientela” que está no Algarve no Verão se está a investir num turismo nobre e a rebater a ideia que o Algarve não respira cultura.
Estas pessoas vão daqui bronzeadas e com um espectáculo, que não estavam à espera, no bucho.

Humm…Discordo!

Considero que o raciocínio correcto seria outro. E tenho sérias dúvidas sobre o actual modelo…

Pergunto:
- Apresentando o Algarve uma temperatura amena quase todo o ano (poucos meses de frio e chuva), não estariam estas mesmas pessoas (nacionais a poucas horas de carro ou estrangeiros motivados em 1ª instância pelo golfe) dispostas a visitar o Algarve e a sair de sorriso satisfeito perante um programa cultural coeso de qualidade, repartido por semanas ou meses fora da dita época alta?

- Estas mesmas pessoas deixariam de vir ao Algarve no Verão perante a inexistência de estes espectaculos?

- Não estariam estas pessoas, com o devido estimulo, receptivas a conhecer outro Algarve numa outra altura do ano também?

- Não estaríamos a capitalizar muito mais o nome da região ao mostrar que esta tem oferta cultural todo o ano e não apenas o festival da cataplana, o fim de semana das motoretas e meia dúzia de espectáculos sonantes apresentados para Inglês ou Português abastado ver depois de um dia de praia?

A aposta na qualidade faz sentido sem duvida. Mas há muito que percebemos que já nem o Verão gordo chega para alimentar o Algarve o resto do ano.
É inegável o peso do turismo… Mas a Região é muito mais do que uma colónia de férias.

No Algarve vivem pessoas todo o ano e a componente humana tem que contribuir mais para a valorização da região. Porém também merecem ter a oportunidade de beber os investimentos estatais.

O investimento do programa Allgarve (este ano no valor de 6 milhões de euros – verba muito equiparada ao investimento de Faro Capital Nacional da Cultural em 2005…!?!) repartido por todo o ano poderia trazer uma consistência e animação às cidades catapultando o comércio e dando força às muitas associações, grupos, galerias, animadores, agentes culturais que insistem em subsistir na região e aguentar o "barco" o resto do ano...

A cultura permanente (tenho duvidas que salpicos dispersos, por mais qualidade que tenham, possam ter o mesmo fim..) reforça inevitavelmente a identidade colectiva, promove as cidades e região, valoriza as pessoas e contribui, no limite, para a melhoria da qualidade de vida…
Mas como já sei que quem não chora não mama, venham de lá os milhões Sr ministro...
É que apesar de não concordar com a sua politica, os espectaculos são sempre bem vindos e estes têm uma qualidade inegável!

Assim sendo, dia 28 De Julho vou à Marina de Albufeira ver a Sra. Diana Krall. É que tendo eu os impostos em dia, parto do principio que também contribuí para lhe pagar o humilde cachet...
Ah pois é!

Sem comentários: