sexta-feira, setembro 25, 2009

Autismo futebolês

De dia 7 a 20 deste mês realizou-se na Polónia o Campeonato Europeu de Selecções Masculinas de Basquetebol.
Como se intui facilmente, esta é a competição de basquetebol sénior mais importante que decorre na Europa e onde participam os melhores atletas Europeus espalhados pelas mais competitivas ligas de Basquetebol do Mundo.

A selecção Espanhola começou mal mas progressivamente foi assumindo os jogos e ganhou, sem grande surpresa ou dificuldades maiores, o torneio.
Na final derrotou a jovem selecção Servia (média de idades de 22 anos!), a principal revelação deste torneio.

Para surpresa minha (até me doeu a alma), nenhum dos inúmeros canais televisivos que se conseguem ver por cá emitiu o que quer que fosse relacionado com este campeonato europeu.
Nenhuma transmissão de jogos em directo, jogos em indeferido, resumos, noticias, reportagens, etc...Nada! Zero!

Em sentido inverso, na noite da grande final, vários programas desportivos discutiam pela noite dentro a mediocridade do futebol português espelhada nas analises exaustivas do penalty da mão na bola, do fora de jogo milimétrico, do cartão amarelo que deveria ter sido alaranjado, dos lenços brancos na bancada,...

Infelizmente não é só o futebol português que é medíocre. Os comentadores, a imprensa desportiva e a própria cultura geral relacionado com o desporto em Portugal é medíocre.
Há um gritante autismo que só tem olhos para o futebol...

Fui forçado a ver os jogos em qualidade fraquinha em diferentes sites da Net, saltando de uns para outros consoante a qualidade e velocidade que iam oferecendo.
Enfim...

Dos jogos que vi, houve um jogador que me deslumbrou em particular. O jovem base sérvio Milos Teodosic espalhou classe nos principais jogos... Foi completo e efectivo sem grandes espalhafatos. Sempre calmo, marcou de fora, penetrou, assistiu, fez jogar...

Este jovem de 1.95m, nascido em 1987 joga no Olympiakos Piraeus da Grécia e é treinado (o que explica muita coisa...) por um dos melhores bases da história da modalidade na Europa - o grego Pangiotis Yannakis.

Na meia final contra a equipa da Eslovénia, Teodosic (nº6), levou a equipa às costas, forçou um prolongamento decisivo e partiu a loiça toda.

Tive a sorte de conseguir ver este grande jogo num canal turco.

2 comentários:

Unknown disse...

Grande Capitão esses traços de quem gosta de ver as coisas andarem em frente, são como um pequeno almoço com vista bonita:o)
Quase sempre um deleite se nos dispor-mos a tomar atenção!

Muita força nesse carácter...

Saúde e fé

fortíssimo abraço

Shark

Unknown disse...

Grande vidal, partilho da mesma opinião...

Nem a final mereceu transmissão televisiva,vergonhoso!!!

abrasss

João Leonardo