quarta-feira, abril 16, 2008

Falho, para já, o Tri

Nick Cave regressa a Portugal este mês.
Já o ouvi/vi duas vezes (em 98 no Coliseu e em 2002 no CCB ) mas infelizmente, apesar de arquitecturas várias que tentei fazer na minha agenda, 2ªf dia 21 Abril vou falhar o concerto no Coliseu. De qualquer maneira, há muito que os bilhetes esgotaram...

Sou, há muitos anos, um confesso fiel admirador da sua música e criação.
Gosto dos vários ambientes que as acompanham e agradam-me os universos e sensações que despertam ao timbre grave soturno da sua voz.
Há quem diga que existem duas grandes fases na sua carreira.
Uma mais rebelde, energética, “sangrenta” e mórbida, contador de histórias negras do Oeste e outra fase posterior mais calma, introspectiva e melancólica.
Descubro grandes canções nas “duas fases” e não dispenso os vários álbuns do trajecto.
Porém, o meu álbum favorito é sem duvido o “The Boatman´s call” que marca o virar de sonoridade do Australiano.
É um álbum que me conquistou da 1ª à última música sem pestanejar. Nick Cave divorciou-se da sua 1ª mulher, entrou numa fase introspectiva e solitária, e fez, na minha opinião, o seu álbum mais belo, melancólico e sincero/pessoal. O piano dá uma ajuda no resultado final…

Curiosamente, anos mais tarde, depois de ter refeito a sua vida, voltou a casar, teve filhos, mudou de País, e regressou com um também belíssimo álbum (“And no more shall we part”, talvez o meu 2º álbum favorito do sacana…) repleto de canções de morte e principalmente repleto de canções de amor declaradas à sua mulher…
O poder que uma Mulher pode ter no estado de criação de um artista!!

Bem, a escolha é difícil... Deixo aqui "Far from me", uma das minhas preferidas do album “The Boatman´s Call”:

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho que admitir, vocE 'e um eterno Vinicius...sente o que realmente vale uma mulher no coracao de um homem. Amar perdidamente aqui, ali e sempre ate encontrar a eternidade junto da pessoa amada.

Untitled disse...

curioso.
Vi uma reportagem sobre as excentricidades dos músicos no rock in rio 2004, onde ele pediu um camarim todo decorado de preto e branco, nao podia haver mais nenhuma côr:)marado